quarta-feira, 14 de julho de 2010

HOMEM MÁGICO

Um dia ele disse:

"Tudo que pertence ao passado tem que ser reduzido ao nada.

As nuvens ficaram concentradas em volta do homem e ele terá que encontrar a sua liberdade, encontrar o seu próprio poder, toda a sua força, a partir deste nada.

A necessidade material externa mudará para uma necessidade da alma. A partir desta necessidade profunda da alma a visão nascerá.

Temos que erradicar da alma todo medo e terror do que o futuro possa trazer ao homem.

Temos que adquirir serenidade em todos os sentimentos e sensações a respeito do futuro.

Temos que olhar para frente com absoluta equanimidade para com tudo que possa vir.

E temos que pensar somente que tudo o que vier nos será dado por uma direção mundial plena de sabedoria.

Isto é parte do que temos de aprender nesta era, a saber: Viver em pura confiança, sem qualquer segurança na existência. Confiança na ajuda sempre presente do mundo espiritual.

Em verdade, nada terá valor se a coragem nos faltar.

Disciplinemos nossa vontade e busquemos o despertar interior todas as manhãs e todas as noites."

EDUCAÇÃO DE FADAS

A Pedagogia Waldorf, fundada por Rudolf Steiner, propõe-se estudar as leis naturais que regem o desenvolvimento do ser humano. São leis universais, porque todo ser humano, por mais individual que seja, segue, devido à sua natureza, certas leis do desabrochar da personalidade. Educar significa então criar condições adequadas e os meios corretos para que ocorra a formação harmoniosa da personalidade. A educação, segundo a Pedagogia Waldorf, deve encaminhar o ser humano para o futuro com capacidades cognitivas, emocionais e espirituais, sendo um ser criativo socialmente pronto para os desafios do século XXI.A Antroposofia busca orientar na educação do corpo como um todo, especialmente, dos braços e das mãos, por serem órgãos mais expressivos do homem e, assim, trabalhando de forma lúdica e artística sua lateralidade, sua orientação espacial, a destreza, a musicalidade e a expressividade de seus movimentos. "Não são, pois, as sentenças morais nem os ensinamentos da razão que atuam nesse sentido sobre o aluno, mas apenas o que os adultos fazem em sua redondeza de maneira visível.A figura do professor é valorizada. Do 1o ao 8o ano de estudo, o aluno tem um único docente, que ministra as matérias básicas. Do 9o ao 12º, surge a figura do tutor. Ele leciona uma das disciplinas e tem o papel de acompanhar de perto o desenvolvimento de seus discípulos. Steiner defende que, nessa fase da vida, é de extrema importância um referencial de autoridade. "Não se trata de uma autoridade vazia, mas calcada na amizade",Steiner combate a Educação massificada e valoriza as características individuais.

Seres ELEMENTAIS

Busca

Procura no próprio ser:

E tu encontras o mundo;

Procura na ação do mundo:

E tu encontras a ti próprio;

Atenta ao pendular

Entre o próprio ser e o mundo:

E se te revelam

Entidades de mundos, no homem;

Entidades de homens, no mundo. Rudolf Seiner

ANTROPOSOFIA

A vidência visionária e o conhecimento (..7..)

Os ciclos de sete anos sobre os quais tenho falado freqüentemente em minhas diversas palestras não são uma fórmula desprovida de realidade: eles correspondem realmente a uma lei da existência. Nosso movimento da Ciência Espiritual acaba de completar um ciclo de sete anos; parece-me oportuno lembrarmo-nos de nossas aspirações, de todo nosso trabalho. Este último não é possível de ser realizado a não ser que as leis internas do movimento espiritual tenham um certo relacionamento com as leis da grande ordem cósmica, que se desenrola em ciclos baseados sobre o número sete. Contamos sete estados planetários , sete etapas dentro dos mundos planetários , etc. Também num movimento como o nosso o número sete tem um certo papel. De certo modo, ao cabo de sete anos as aspirações retornam a seu ponto de partida, depois de se terem incorporado nesse intervalo de tempo com o que foi trabalhado. As aspirações retornam ao seu ponto de partida, mas em um grau superior. Só se consegue alcançar isto considerando a lei interior mais profunda que rege esse tipo de fenômeno.a atividade pensante não depende de se utilizar do cérebro como sendo, por assim dizer, seu instrumento. Onde o pensamento se torna puro, não há participação do cérebro. Ele participa apenas quando ocorre a simbolização. Rudolf Steiner

segunda-feira, 5 de julho de 2010

MOURO ENCANTANDO

http://www.youtube.com/watch?v=e_9cUzqExTM
DOOOOOOOOOOOOO-BOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOP

Palavras Druídicas

À Beleza Não tens corpo, nem pátria, nem família, Não te curvas ao jugo dos tiranos. Não tens preço na terra dos humanos, Nem o tempo te rói. És a essência dos anos, O que vem e o que foi. És a carne dos deuses, O sorriso das pedras, E a candura do instinto. És aquele alimento De quem, farto de pão, anda faminto. Miguel Torga

7 Varas tem

7 varas tem, Tem a minha saia nova, 7 varas tem, E ao mais não lhe faz a roda.

sábado, 26 de junho de 2010

ECOLOGIA FRANCISCANA

Na linha de Francisco, o verdadeiro franciscano é chamado a ser um "mundisensor", isto é, aquele que sente o mundo e os seres que nele estão. Este sentir o mundo manifesta-se de três modos:

1. A PRESENÇA: Todo o universo é testemunha da Presença criadora. È importante cultivar o "estar-frente-ao-outro", não de modo impessoal e coisificado, mas numa relação fraternal e comunhão afectiva. Com Deus, com os homens e com a natureza.

2. O OLHAR: Um olhar penetrante e atento, porque a realidade é presença e ausência. Um olhar que não é simplesmente "ver", mas mas que estabelece relações. Um olhar que procura redescobrir o "escutar", porque a natureza "fala"... se não nos deixamos invadir por ruídos e distrações sem fim. Não esqueçamos que o franciscano aproxima-se de todos os seres pela via do afecto e não tanto do conhecimento.

3. A MORAL DA FRUGALIDADE: É urgente abandonar a atitude consumista e a consequente relação com o mundo na linha de posse e de propriedade mais do que de simpatia e contemplação. Somente uma cultura ascética das coisas poderá livrar-nos da civilização do consumismo desumanizante e levar-nos a uma relação mais pessoal, mais livre e mais humana com todos os seres.

Futuro Frágil

Ética da Terra " A ética da terra alarga simplesmente as fronteiras da comunidade( onde as relações éticas têm lugar) para nela incluir solos, águas plantas e animais ou colectivamente : a terra" "A ética da terra modifica o papel do "Homo sapiens" de conquistador da comunidade da terra para simples membro e ciadadão da mesma. Isso implica respeito pelos seus co-membros e igualmente respeito pela comunidade como tal" Leopold 1949

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Santos da casa fazem milagres!

Tomai o exemplo nas irmãs sardinhas. Porque cuidais que as multiplica o Criador em número tão inumerável? Porque são sustento de pobres. "Sermão de St.António aos peixes"

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Entretanto a gata dor.....mia...mia...mia

O gato ri.......sonho....

“Você poderia, por favor, me dizer qual é o caminho para sair daqui?” “Depende muito de onde você quer chegar”, disse o Gato. “Não me importa muito onde...”, foi dizendo Alice. “Nesse caso não faz diferença por qual caminho você vá”, disse o Gato. “... desde que eu chegue a algum lugar”, acrescentou Alice, explicando. “Oh, esteja certo de que isso ocorrerá”, falou o Gato, “desde que você caminhe o bastante”.

Alice no Bosk

sábado, 24 de abril de 2010

Fadas Excêntricas

Se abandonar-mos as horas não nos sentimos sós.....meu Amor o tempo somos nós......

segunda-feira, 22 de março de 2010

TRABALHOS DE OLHARES

SOU O ÚLTIMO HABITANTE DO LADO MITOLÓGICO DA CIDADE!

sexta-feira, 12 de março de 2010

domingo, 7 de março de 2010

Âmbares

Corpus Hermeticus - coleção de tratados - escritos em grego, provavelmente compostos entre o primeiro e o fim do terceiro século de nossa era, atribuídos ao personagem lendário Hermes Trimegistro, nome também atribuído ao deus Thot, revelador das técnicas e da escrita. São revelações da sabedoria divina, nas quais o cosmo constitui uma unidade cujas partes são interdependentes - princípio este que se tornou básico na alquimia.

O interesse principal na alquimia árabe era o da preparação dos elixires para a cura das doenças. Formaram eles uma farmacopéia de remédios, à base de sais minerais, a qual permaneceu em uso até bem próximo de nossos tempos.

A Tábua Esmeraldina inicia-se pela conhecida frase: "O que está em cima é semelhante ao que está abaixo, e o que está abaixo é semelhante ao que está acima"

Ísis revela como obteve de um anjo - que a desejava sexualmente - o grande segredo da técnica egípcia. Note-se que isso se dá num momento favorável da posição dos astros no céu: é o Kairos, o momento favorável - que domina um dos aspectos da alquimia helenística. O que revela o anjo não são somente receitas mágicas para obtenção do ouro alquímico mas, também, a necessidade da união dos opostos para conseguí-lo, no momento favorável; o que é expresso pela exortação final de Ísis a seu filho Osíris: "De modo que tu és eu e eu sou tu". Isso indica que, nessa época, a técnica mítico-mágica da transmutação dos metais já se subordinava a um princípio sapiencial: o de que tudo resulta da constante oposição dos contrários e sua final conjugação.

quarta-feira, 3 de março de 2010

terça-feira, 2 de março de 2010

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Transformação. La sirena es salerosa... os digo que es realidad... Su pecho huele a rosa... Su cola a realidad